-- PUBLICIDADE --

No final do ano de 2021, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou e regulamentou o Auxílio Gás. Popularmente conhecido como vale gás, o auxílio é destinado aos brasileiros de baixa renda que necessitam de ajuda para arcar com a compra do botijão de gás.

O que é?

A princípio o objetivo do programa é ajudar a população de baixa renda na compra do botijão de gás, e segundo a lei, ficou estabelecido que as famílias que estão sendo beneficiadas com o auxílio, têm direito a receber no mínimo 50% do valor médio do botijão de gás, o depósito é feito a cada bimestre. O pagamento do auxílio é feito à mulher chefe da família, porém não é regra.

-- PUBLICIDADE --

Como Receber

Para receber o voucher, é necessário que a família esteja cadastrada no Cadúnico, que é um registro que o governo utiliza para saber como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

-- PUBLICIDADE --

O governo utiliza o CadÚnico como base para diversos auxílios que já foram ou estão sendo distribuídos à população brasileira.

O pagamento é realizado a cada dois meses e quem distribui os valores é a Caixa Econômica Federal, o calendário de pagamento também é divulgado pela mesma.

O auxílio será pago da mesma forma que outros auxílios, sendo possível depósito em:

  • Poupança Social Digital (Caixa);
  • Poupança Caixa Fácil;
  • E até mesmo o saque com o cartão social.

A Conta Poupança Social é aberta automaticamente aos beneficiários, sem a necessidade de comparecer à uma agência Caixa e pode ser acessada por meio do aplicativo “Caixa Tem”.

Vantagens

  • O objetivo do programa é oferecer um alívio financeiro às famílias brasileiras de baixa renda, pois são essas pessoas que estão sofrendo com o aumento absurdo do gás nos últimos anos;
  • O programa tem duração de cinco anos, e é esperado que cada família receba aproximadamente 30 parcelas;
  • A previsão é de que até 19 milhões de famílias sejam beneficiadas pelo programa;
  • O valor do benefício corresponde a 50% da média do preço nacional do botijão, que atualmente está por volta de 130 reais.

Quem tem Direito

Tem direito ao Vale Gás:

  • Famílias que estão inscritas no Cadastro Único e com renda mensal per capita menor ou igual a R$ 550;
  • Famílias que algum membro receba o benefício da prestação continuada, porém o membro deve residir no mesmo endereço da família;
  • Mulheres que sofreram violência doméstica e estão com medida protetiva de urgência, são preferencialmente atendidas pelo auxílio.

Como se cadastrar no Vale Gás

Para se cadastrar no sistema, é preciso fazer um pré-registro através do aplicativo “Cadastro Único” ou por meio do site oficial. Durante o pré-cadastro, o usuário informa dados que já são importantes para seu cadastro.

Após enviar as informações, você tem até 120 dias para ir até um Posto de Atendimento do Cadastro Único e apresentar os documentos obrigatórios de todos os membros familiares que residem na mesma casa. Dados como, escolaridade, trabalho e remuneração são coletados durante todo o processo.

O pré-cadastro é uma etapa opcional, pois é possível realizar todo o processo indo diretamente ao Posto de Atendimento.

-- PUBLICIDADE --

Artigo anteriorCurso de Pintor de Obras

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here