Se você acha que não pode desfilar com um liso perfeito ou um ondulado sexy ao longo do dia, é porque ainda não teve o prazer de usar o quarteto fantástico de produtos aqui apresentados. Mas, mais do que saber que eles existem, prepare-se para descobrir como cada um vai salvar a sua beleza.

“Toda mulher pode se dar bem com xampu de limpeza a seco, pomada em pó e filtro solar capilar se usá-los de forma adequada”, garante a engenheira química Camila Cerdeira, da K.PRO Profissional, em São Paulo. Verdade, já que exagerar na dose, concentrá-la numa só parte da cabeça ou não fazer o acabamento adequado, seja com os dedos, seja com um pente, pode deixar os fios duros, sem movimento e mais suscetíveis à quebra.

Para não correr riscos e ter apenas o lado bom de cada cosmético, vamos lá que a aula vai começar!

Cabelos bem cuidados
Cabelos bem cuidados

Xampu de limpeza a seco

Por que é tudo de bom? Também chamado de dry shampoo ou xampu sem água, vem em forma de spray e com uma espécie de detergente que não só elimina a oleosidade do cabelo, como neutraliza odores de cigarro, suor, poluição e comida, por exemplo. Daí ele virar o seu melhor amigo quando os fios, de tão oleosos ou sujos, estão colados na cabeça, duros e se movimentando em blocos – e você sem tempo de tomar aquele banho para encontrar as amigas, o namorado ou chefe, para um encontro ou reunião de última hora.

É que basta borrifar o produto para sentir na hora o cabelo leve, soltinho, cheio de movimento, brilhante. Tudo sem prejudicar o volume e o efeito liso ou ondulado, caso você tenha feito escova, chapinha ou babyliss.

Para amar o resultado: mantendo a embalagem a um palmo de distância da cabeça, dê jatos no couro cabeludo e no comprimento. “Na sequência, faça uma massagem rápida com a ponta dos dedos no couro cabeludo e penteie os fios para um acabamento perfeito e eliminar possíveis resíduos, que deixam um aspecto esbranquiçado nas mechas”, ensina o cabeleireiro Túlio DeMarcoo, do salão Jean Yves, no Rio de Janeiro.

Mas vamos combinar: “Nada de usar o cosmético com muita frequência. Caso contrário, ele pode ressecar seus fios”, alerta o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo.

Xampu de limpeza a seco

Filtro solar capilar

Esse nome não é por acaso. “Seja em creme ou spray, o produto age da mesma forma que um protetor solar de pele: ele evita que os raios ultravioletas atinjam e destruam as cutículas e proteínas do fio, deixando-o ressecado, pouco flexível, quebradiço, frágil e mais suscetível às agressões típicas do dia a dia, como vento e sol”, explica a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha (RS).

Esse escudo protetor criado pelo cosmético ainda é capaz de evitar que a radiação desbote o cabelo, deixando os escuros avermelhados e os claros amarelados, sejam eles tingidos ou virgens.

Para amar o resultado: o filtro capilar pode ser usado no cabelo seco ou úmido. E deve ser reaplicado logo depois de transpirar demais, a ponto de molhar os fios. Quem tem cabelo fino ou oleoso costuma gostar mais da versão em spray enquanto quem tem fios grossos, volumosos ou ressecados tende a ficar preferir o em creme.

Pomada em pó

Essa belezinha confere aquele volume sedutor na raiz desfilado com frequência pelas atrizes Angelina Jolie e Jeniffer Lopez – mesmo em dias em que a umidade do ar está alta e deixa seu cabelo murchinho, murchinho. E também é graças a esse pó mágico que você pode deixar de tentar conseguir o armadão usando um pente fino para desfiar a raiz – e que é ótimo para arrebentar e enroscar os fios!

O segredo do sucesso do produto está na fórmula, à base de um mix de silicone e talco que encorpa o cabelo no ato e o afasta do couro cabeludo, além de dar uma diminuída na oleosidade. “Por dar textura às mechas sem pesar, esse tipo de pomada é queridinha principalmente de mulheres com cabelos finos, ralos, sem volume ou oleosos”, conta o cabeleireiro Tiago Parente, do salão Fashion Clinic, no Rio de Janeiro.

Pomada em pó
Pomada em pó

Para amar o resultado: basta polvilhar uma pequena quantidade do cosmético no cabelo limpo, seco e modelado, a uns 10 cm de distância da cabeça. “Se quiser ainda mais volume, aplique o pó diretamente na raiz”, recomenda a cabeleireira Jennefer Voskuilen, da Keune.

“Depois, é só dar mais uma estilizada nos fios usando os dedos ou um pente de dentes largos para não remover o pó nem arrebentar os fios, que ficam um pouco durinhos”, completa o cabeleireiro Viktor I, do salão Vimax Beauty, em Curitiba (PR).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here