Dezembro é marcado por duas festas especiais no calendário mundial: o Natal e o Réveillon. Você sabe como preparar uma linda mesa para essas celebrações sem cometer qualquer gafe? Como se comportar na casa de familiares, amigos e pessoas que entraram em seu convívio há pouco tempo?

Veja o que a consultora de etiqueta Danielle Stip Melamed revela nesta entrevista para a TUA e evite situações embaraçosas nesses eventos.

Existem lugares corretos à mesa para anfitriões e convidados? Sim! Em uma recepção à moda inglesa, os anfitriões ocupam as cabeceiras e os convidados de honra os lugares à direita deles. Mulher ao lado do anfitrião e homem ao lado da anfitriã. À francesa, os anfitriões ocupam o centro da mesa, sentados frente a frente, e os convidados de honra ficam à direita deles.

Festas de Fim de Ano
Festas de Fim de Ano

Como identificar os talheres, copos e taças adequados para cada momento?

Cada tipo de prato possui um talher específico. Use os talheres sempre de fora para dentro, de acordo com as comidas que são servidas. As taças com base mais curta são para vinho, já as tulipas são para chope. As canecas são para drinques quentes e conhaque. Cálices para licor e copos para água, refrigerante, suco de frutas e uísque.

Qual é a maneira correta de segurar os talheres à mesa?

A faca na mão direita, para cortar a carne, e o garfo, sempre virado para baixo, na mão esquerda. Não se deve trocar de mão para levar a comida à boca.

Como lidar com aves servidas com ossos?

Os ossinhos devem ser retirados com o garfo e colocados no cantinho do prato. Jamais pegue com as mãos.O que fazer quando é servido um prato que não agrada? Não fale nada. Simule comê-lo normalmente. Depois que a anfitriã cruzar os talheres, faça o mesmo.

Os vegetarianos podem rejeitar um assado quando este é servido?

Se for um jantar íntimo, podem rejeitar. Caso contrário, devem mexer um pouco a carne, de modo a desmontá-la, e comer apenas os acompanhamentos.

Pode-se organizar uma festa e pedir que os convidados levem comida ou bebida?

Manda a tradição que a ceia de Natal seja oferecida à família pelos mais velhos. Isso não impede que todo mundo participe. Assim, não fica caro para ninguém.

Dicas

  • Faça uma mesa separada para crianças e adolescentes, pois assim eles ficarão mais à vontade.
  • A ceia natalina pode ser servida entre 22h e 23h. Não há a necessidade de ser exatamente à meia-noite.
  • Não faça muitas visitas, pois isso ocasiona atrasos em seu destino final para a ceia de 24 de dezembro.
  • Atenção aos pets, pois nem todos os convidados têm afinidades com eles.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here