Plantas na varanda de seu apartamento, é possível sim!!! Algumas pessoas acham que só por morarem em apartamentos, não podem ter uma casa florida, pois não possuem terra para poder plantar e vislumbrar toda a beleza que as plantas nos proporcionam.

É verdade que pessoas que moram em apartamentos, estão com um espaço um tanto quanto restrito, não podem dispor de sol o tempo todo, além de receberem muito vento em suas varandas. Mas existem algumas espécies de plantas que podem sim ser cultivadas em apartamentos, mantendo assim um ambiente florido e muito agradável em sua varanda.

Plantas na varanda do apartamento
Plantas na varanda do apartamento

Vamos lhe dar algumas dicas sobre quais plantas você pode cultivar em sua varanda e manter assim seu apartamento com um ótimo astral e com toda a harmonia que as flores lhe proporcionam.

Alguns critérios precisam ser levados em conta na hora de montar a horta em casa, como por exemplo qual o horário em que sua varanda fica exposta ao sol e ao vento.

Como escolher plantas para varanda
Como escolher plantas para varanda

Plantas indicadas

Se a sua varanda recebe sol na parte da manhã, suas opções de plantas são:

  • Nandina (Nandina doméstica), essa pode ser plantada em uma jardineira e o ideal é que você a instale próximo à parede.
  • Petúnia (Petunia SP), essa variedade pode ser plantada em vasos suspensos, e alojadas em locais onde o vento não incida.
  • Pata de elefante (Beaucarnea recurvata), essa planta deve ser acondicionada em vasos grandes e devem ser deixados no chão.
  • Gerânio pendente (Pelargoniumpeltatum), essa deve ser plantada também em vasos suspensos.
  • Palmeira Fênix, essas podem ser plantadas em vasos grandes.

Já se a sua varanda recebe sol na parte da tarde e também muito vento, as espécies indicadas são:

  • Ixora (Ixora Coccinea), essa é uma espécie muito bonita, que vai deixar sua varanda muito interessante, e também é uma espécie que atrai pássaros, imagine só!
  • Ipoméia Rubra (Ipomoea), para que você tenha essa planta em sua varanda, o ideal é que se instale uma treliça para que possa servir de suporte para que ela possa se desenvolver, afinal, ela é uma trepadeira.
  • Amor agarradinho (Antigonon leptopus), essa planta é ideal para ser plantada em uma jardineira que deve ser encostada na parede, e não se esqueça de instalar junto à jardineira uma treliça para que a planta encontre suporte quando for crescendo, pois, a mesma é uma trepadeira.
  • Fórmio (Phormium tenax) – essa planta é ideal para ser plantada em uma jardineira horizontal e deve ser colocada junto à grade de sua varanda, pois ela suporta muito bem o vento.

Se a sua varanda possui janelas e recebe o sol da tarde:

  • Flor-de-maio (Schumbergera truncata) – esta planta deve ser plantada em vasos suspensos
  • Columéia (Columnea gloriosa) – procure plantar essa planta em vasos suspensos, e deixe sua varanda um charme.

Mas se a sua varanda recebe muito vento, veja essas sugestões:

  • Palmeira rápis (Rhapis excelsa) – procure plantá-la em vaso grande, ela é bem resistente e suporta muito bem ventos.
  • Eugênia (Eugenia myriophylla) – essa planta possui uma folhagem bem mais vistosa do que as flores e recebe bem podas de formação.

Uma Dica Importante é que você deve sempre usar vasos ou placas de fibra de coco para as plantas pendentes, pode ter certeza que o efeito é bem natural e vai deixar seu “jardim” muito delicado e charmoso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here