Elas são um trunfo na decoração e podem revelar o que há de mais interessante na casa. Além disso, é possível brincar com as cores e formas da própria prateleira. Neste modelo, por exemplo, as placas largas, laqueadas na cor laranja, parecem equilibrar-se sobre os apoios inclinados

Se não quiser pesar no visual, opte por linhas sofisticadas, finas e leves, como neste modelo, que combina a resistência das chapas metálicas ao brilho do fundo em espelho. Serve como apoio para os objetos e coleções do escritório, e dá a sensação de profundidade ao espaço.

Prateleiras na decoração
Prateleiras na decoração

Prateleiras e Objetos

Se a ideia é ter uma peça que se destaque em uma linguagem contemporânea, use a iluminação a seu favor. Aqui, a versão traz internamente lâmpadas LED. Além de belo, o efeito ressalta ainda mais os elementos sobre a prateleira.

Na sala, a tradicional prateleira é uma boa pedida ao destacar elementos da decoração e aproveitar aquele espaço da parede sobre o sofá. Entretanto, atenção para a altura de instalação da peça. Indica-se uma distância de pelo menos 1,10 m acima do assento, para não atrapalhar seu uso livre.

Flores são um charme a mais em qualquer lugar da casa. E as prateleiras podem auxiliar nesse quesito. O modelo com nichos ressalta o conteúdo de cada espaço reservado, ainda mais quando se acionam as dicroicas direcionadas.

Quando necessário, os tamanhos podem variar de uma prateleira para a outra. A peça inferior, mais larga, serve de apoio para a bancada de estudos. Os níveis superiores posicionados em duas colunas criam um recorte que delimita a área das pinturas artísticas.

Se a intenção é inovar, mude a fixação das prateleiras. No projeto da arquiteta Suzy Melo, o painel canelado ganhou prateleiras que podem ser movidas horizontalmente, se necessário. O acrílico é resistente e surgiu para dar mais leveza ao visual do dormitório destinado a um garoto.

Em espaços reduzidos, valem opções estreitas para guardar objetos menores e de pouca movimentação. A escolha da arquiteta Patrícia Ganme foi pelas pequenas estatuetas e anjos no quarto da recém-nascida. A monocromia da composição dá leveza e direciona a atenção apenas aos acessórios.

Cozinha

Cozinhas pedem espaços funcionais e protegidos para abrigar panelas e eletrodomésticos. Agora, se a intenção for fugir do convencional armário, é possível utilizar prateleiras como estas, nas quais o vidro de correr isola os utensílios, enquanto as linhas retas dão um clima moderno ao conjunto.

Prateleiras na cozinha
Prateleiras na cozinha

Banheiro

No banheiro, o importante é conciliar facilidade de uso com higiene. Um exemplo é este modelo em madeira branca, no projeto assinado pela arquiteta Roberta Martins. Ele facilita a limpeza e possui um pequeno ressalto frontal para assegurar proteção às miudezas do lugar. A profundidade também não é muita, cerca de 15 cm, o suficiente para receber os produtos sem pesar visualmente, deixando a atenção para o pastilhado da parede.

Prateleiras no Banheiro
Prateleiras no Banheiro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here