Oi amores, tudo bem com vocês?

Para começar essa nova fase do blog achei legal voltar a falar sobre Saúde, Bem Estar e Fitness, eu já não falava há tempos sobre isso aqui no blog e esse é um assunto que eu gostaria muito de voltar a falar, principalmente porque a primeira postagem do blog foi sobre esse tema.

Estamos em Dezembro último mês do ano e então começam os planejamentos para o ano que se inicia, na maioria das “listas de realizações” está emagrecer, perder peso, manter a forma e muitas outras variações para a boa e velha dieta.

Mais comum que adiar tudo para o ano seguinte é adiar a dieta para a Segunda Feira seguinte, por causa disso a Segunda Feira foi eleita o dia Internacional da Dieta.

Mas o que parece ser maravilhoso pode ser uma armadilha, por isso hoje vou deixar uma calculadora para vocês saberem se estão no peso ideal.  

É possível saber o peso ideal de uma pessoa através do calculo do IMC (Indice de Massa Corpora). Essa medida foi adotada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para avaliar o grau de obesidade da população mundial. Para esse controle existe uma tabela com os prováveis resultados e o que cada um deles representa.  Essa é a tabela para adultos, clique para ampliar.

Mas devemos considerar que dependendo do seu biotipo o IMC  pode apresentar um valor e seu caso não se enquadrar na tabela, por exemplo, pessoas musculosas ao calcular o IMC podem ser consideradas obesas pois o calculo do IMC é feito dividindo seu peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. No meu caso:

  • IMC = 52 ÷ 1,522
  • IMC = 52 ÷ 2,34
  • IMC = 22,22

Os valores do IMC independem de idade ou sexo, considerando que para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos os padrões são diferenciados.  Essas são as tabelas para meninas e meninos de 6 a 15 anos, clique para ampliar.

É claro gente que esse é um padrão adotado para controle do peso com relação a saúde, caso você esteja acima ou abaixo do seu peso ideal e se sinta bem assim isso não tem problema algum, mas temos sempre que pensar em primeiro lugar na nossa saúde, e mesmo no IMC tem um  peso máximo e mínimo para cada tamanho, assim você pode escolher dentro dessa margem o epeso que se sente melhor!

Fique de olho aqui no blog e acompanhe as dicas de dietas, exercícios e receitas que virão por ai.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here